quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Professor Lordão conquistam 1º lugar na Feira de Ciências do IFPB.

Os alunos Francisco Moura, José Josinaldo e José Juscelino, da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Professor Lordão, orientados pelos professores Robson Rubenilson e Alex Gustavo conquistaram o 1º lugar na IV Feira de Ciências do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, campus Picuí, na categoria Ciências Naturais com o projeto: “ O estudo da física através das próteses de amputados em acidentes de trânsito”. Os Estudantes receberam Smartphone, Bolsa de estudo, viagem cultural, certificados e medalhas.
Os estudantes apresentaram um estudo sobre a aplicação dos conceitos da física para elaboração de uma prótese para amputados vítimas de acidente de trânsito. Além da pesquisa sobre os acidentes causados a partir da ingestão de álcool, os alunos desenvolveram um protótipo de uma prótese para mão com material de baixo custo. A mão é acionada por impulsos elétricos transmitidos por dispositivos que o amputado comanda com sua outra mão.
A pesquisa surgiu da realidade vivida pelo aluno José Josinaldo, amputado, que conhece as dificuldades de se conseguir uma prótese, visto que o valor é pouco acessível e a paixão pela física que alimenta o aluno Francisco Moura. Com a dedicação do colega Juscelino conseguiram desenvolver a pesquisa durante as aulas e madrugadas, momentos que dedicavam para embasamento teórico e produção do protótipo.
            O prêmio desperta a atenção para o potencial dos alunos que participam da Educação de Jovens e Adultos, que algumas vezes não recebem a atenção necessária e a capacidade do estudante deficiente físico, que apesar da inclusão nas escolas ainda lutam pelo reconhecimento pleno do respeito a seus direitos.
            Além do Prêmio de Ciências Naturais, a Escola Estadual Professor Lordão recebeu o troféu Escola que Incentiva a Ciência pela quantidade de projetos apresentados em todas as áreas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...