domingo, 29 de novembro de 2015

Alunos do projeto de arqueologia têm aula sobre a megafauna paraibana no Museu de História Natural Mastodonte.


Os alunos do Projeto Arqueologia, um passado ameaçado participaram na última quarta (25) de aula de campo no centro turístico e cultural MASTODONTE, mais precisamente no museu Museu de História Natural Sargento Genésio, onde encontra-se uma das mais acervos composto de réplicas de animais da megafauna pleistocênica e de fósseis encontrados na localidade Lagoa de Dentro, entre Campina Grande e Puxinanã.

A aula de campo foi planejada pela professora Janaina Gomes, ex aluna da Escola Professor Lordão, historiadora e co-orientadora do Projeto Arqueologia, um passado ameaçado. Após leitura, debates e exibição de documentário sobre os animais da megafauna, a professora Janaina agendou visita ao museu Mastodonte, onde os alunos foram orientados pelo consultor do museu, o arqueólogo Djair Fialho.  
Durante a visita ao Museu de História Natural Sargento Genésio (Mastodonte)  participaram de uma aula em  passeio temática, em forma de caverna, composta de réplicas de animais da megafauna quartenária simulando um habitat pleistocênico com réplicas dos animais confeccionadas pelo historiador e artista plástico Vanderley de Brito, sócio da Sociedade Paraibana de Arqueologia. Ainda conheceram uma área reservada ao homem pleistocênico, onde estão expostas réplicas dos hominídeos da linha evolutiva do homo sapiens-sapiens em série cronológica e pinturas rupestres representadas nas paredes de pedra, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o espírito cultural do homem primitivo.
Em outra ala destinada ao que restou do pleistoceno, organizada pelo consultor Djair Fialho, o conheceram muitas  peças de fósseis da megafauna que foram desenterradas na lagoa do Parque, além de artefatos e utensílios indígenas da região. Os alunos ainda conheceram a lagoa de dentro, local onde foram desenterrados vários fósseis, inclusive do Mastodonte, animal da megafauna que habitou o interior da Paraíba durante a Pré história.

O projeto Arqueologia, um passado ameaçado é orientado pelo professor Robson Rubenilson em parceria com a professora Janaina Gomes, é desenvolvido desde 2013 com objetivo de conhecer os vestígios arqueológicos da região e refletir sobre as ameaças presentes. Ficou em 2º lugar na Feira de Ciências do IFPB/2014 – categoria ciência Humanas e tem como parceiros os pesquisadores da Associação Trilhas na Caatinga e Sociedade Paraibana de Arqueologia. 





sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Pela 2ª vez a Escola Estadual Professor Lordão é selecionada como a melhor gestão escolar da Paraíba


A Escola Estadual Professor Lordão, localizada no município de Picuí, foi contemplada com o Prêmio Gestão Escolar 2015. Esta foi a segunda vez que a escola foi selecionada pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), visto que em 2012 já tinha sido premiada.  
            O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro. O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.
Premiação PGE - 2012
            Na edição 2012 o gestor escolar, Robson Rubenilson, viajou aos Estados Unidos para conhecer o trabalho de gestão nas escolas americanas. A Escola Estadual Professor Lordão ainda recebeu um diploma de Escola Referência Nacional em Gestão. 
            A cerimônia de premiação da edição 2015 acontecerá no próximo dia 03 de dezembro no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada na Cidade de Brasília. O evento terá transmissão ao vivo pela TV escola a partir das 16 h. Ainda durante a semana o Gestor Robson Rubenilson, acompanhado pela Coordenadora do prêmio no estado, a professora Ana Maria Costa e a Diretora da 4ª Gerência Regional de Educação, Maria das Graças Almeida participará de Seminário Nacional de Gestão Escolar, bem como terá oportunidade de apresentar sua experiência aos gestores selecionados em todo no PGE em todo o Brasil.
            Os Prêmios de Gestão Escolar 2012 e 2015 são o reconhecimento ao trabalho de toda uma equipe, composta pelos professores, funcionários, alunos, pais e parceiros que acreditam numa escola pública de qualidade. 
            Neste sentido a Escola Estadual Professor Lordão tem a honra em convidar toda a comunidade em compartilhar e acompanhar a cerimônia de certificação do Prêmio Gestão Escolar, com a certeza de manter viva a filosofia do professor Felipe Tiago Gomes em fazer de Picuí uma cidade referência em educação no Brasil.
           
O Prêmio Gestão Escolar congrega uma série de entidades parceiras que apoiam o Consed no fomento da educação no Brasil. São elas: União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; FNDE; Ministério da Educação (MEC); Coordenação de perfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; Conselho Britânico. 

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Alunos do Lordão apresentam projeto durante mostra de robótica em Campina Grande



      Os alunos do Projeto Robótica Educacional, orientado pela professora Valda Lúcia esteve participando do I Encontro de Robótica de Campina Grande realizado na última quarta-feira, 25, no Museu Vivo da Ciência Professor Lynaldo Cavalcanti. O encontro reuniu estudantes de universidades, faculdades, escolas públicas e privadas do município e os estudantes da Escola Estadual Professor Lordão da cidade de Picuí.
Gabriele em entrevista à TV Correio. 
       O evento foi prestigiado pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que fez a abertura do evento com as presenças do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Edilson Amorim; secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Hércules Lafite, entre outras autoridades e pesquisadores da área.
       Durante o Encontro de Robótica, o público teve a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos por pesquisadores, professores e estudantes com interesse na temática. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os expositores, participando das demonstrações de robóticas criadas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e incentivar a interação entre homem-máquina.
      Durante o encontro os alunos foram bastante assediados pela mídia estadual que procurava conhecer como a robótica é desenvolvida na escola. Isso porque Picuí foi a única cidade além de Campina Grande a participar do evento. A aluna Gabriele Morais concedeu entrevista a TV correio, enquanto a professora Valda Lúcia e sua aluna Josiedna Gois participaram da programação da TV Tambaú. Para a aluna Tainá Negreiros eventos desta natureza “ nos possibilita de ter novas experiências, que nos faz criar coragem, perder a timidez e revelar o nosso potencial. Mostrar que temos uma educação de mão cheia e que precisa ser divulgada”.

Veja matéria na qual a professora Valda fala sobre o projeto: 


Veja reportagem que destaca a participação da aluna Gabriele Morais durante o evento, aqui


domingo, 22 de novembro de 2015

Projeto Robótica Educacional realiza mostra tecnológica durante semana de cultura

          


         O Projeto Robótica Educacional, orientado pela professora Valda Lúcia, realizou durante a V Semana de Cultura, Linguagens, Arte e Esporte da Escola Estadual Professor Lordão a II mostra de robótica na escola, apresentando aos alunos e visitantes vários protótipos de máquinas e robôs programados.
            Projeto tem como objetivo promover a educação através do protagonismo estudantil, sendo os alunos da 3ª série monitores para os alunos da 2ª e 1ª séries, despertando assim o prazer pelas aulas e fortalecendo os conceitos da matemática, física e química. O Projeto envolve 27 alunos que participam das orientações todas as sextas feiras. 
            Durante a mostra os alunos apresentaram vários experimentos que foram desde máquinas simples, projetadas ainda na época do renascentista Leonardo Da Vinci até circuitos com robôs com programação para situações de salvamento de vítimas em situações de emergência. 

            O Projeto Robótica Educacional já participou de vários eventos, a exemplo da RobCup, a Copa do Mundo de Robótica que aconteceu em 2014, Feira de Ciências de Tecnologia da UFCG, Feira de Ciências da Escola Professor Lordão e mostra de projetos das Escolas do Programa Ensino Médio Inovador em Nova Palmeira, sendo reconhecido com o Prêmio Mestres da Educação. 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Festival de danças regionais abre semana de cultura no Lordão




      A Escola Estadual Professor Lordão promove a V Semana de Cultura, Linguagens e Arte com o tema " A cultura popular na formação da identidade local". A abertura das atividades aconteceu nesta terça a noite com a realização do II Festival de Danças Regionais do Lordão: Torem, Coco, Cavalo Piancó, Ciranda, Maculelê, Afro e Zumba. O festival é coordenado pelo professor Josemário Silva com orientação do Carlos Eduardo, ambos de educação física e cultura corporal.

     A programação da V Semana de Cultura, Linguagens e Arte segue nesta quarta feira com a apresentação das salas temáticas: Gêneros musicais, oficina de música, pensadores da química, café com poesia, autores paraibanos, cultura afro, artesanato, 100 anos da seca de 1915, cultura espanhola, projeto LIR(e)C, projeto arqueologia, robótica, palestra violência contra mulher.  A noite os alunos participarão de um gincana voltada para discussão dos aspectos da cultura africana e indígena.

      Na quinta feira a noite é dedicada ao Sarau, no qual serão exibidos os curta metragens orientados pelos projetos de leitura, declaração de poesias de autoria dos alunos, apresentação de paródias sobre a educação para o trânsito, músicas diversos gêneros, coral, entrevista e apresentação da obra " Quando a neve cai" de autoria do aluno Ítalo Oliveira, teatro, causos e danças regionais. 
Na sexta feira uma mesa redonda discute os cem anos da seca de 1915 e apresenta dados e expectativas para o ano 2016. 
      No sábado será oportunidade das atividades esportivas com competições de futsal, handebol, vôlei, judô, atletismo e xadrez. 



sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Conheça o projeto que incentiva a leitura no Lordão


      O Projeto Ler, intuir e (re)criar tem como objetivo Incentivar o gosto e o interesse dos alunos pela leitura através do conhecimento da leitura literária. Orientado pelas professoras de Língua Portuguesa, Jeanne Medeiros e Renata Santos, reúne 25 alunos de todas as séries do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Lordão. 
     As aulas acontecem às sextas-feiras. Inicialmente, (MOMENTO LER), é proposta a análise de uma obra, podendo ser a leitura de um livro ou a exibição de um filme. Em seguida, (MOMENTO INTUIR), é realizada uma discussão coletiva, avaliando a obra, a mensagem que ela nos inspira, os pontos positivos/negativos da obra. Finalmente, (MOMENTO (RE)CRIAR), os alunos são convidados a produzir uma releitura da obra estudada, usando outra linguagem (teatro, poesia, música, desenhos, histórias em quadrinhos) chamando a atenção para a mensagem principal que a obra transmite na visão de cada um. As releituras são compartilhadas no grupo.
      Além disso, para incentivar ainda mais o hábito de ler, podendo levá-lo para além dos muros da escola, semanalmente, são realizados sorteios de livros. Os ganhadores, após a leitura, podem emprestar ou doar o livro para alguém ou ainda devolver para ser novamente sorteado. “Decidi entrar no projeto porque me identifico muito com a leitura. As professoras são ótimas e sempre estão nos motivando” disse Gabriele Dantas, aluna da 1ª série A.

     Em depoimento, a professora Jeanne Medeiros disse que “não é uma tarefa fácil ministrar as aulas de número 39 e 40 da semana. Os alunos chegam cansados e tivemos a intenção de, sem perder o foco pedagógico, proporcionar momentos de descontração em que o aluno pudesse aprender de forma lúdica e se expressar livremente, exercitando a criatividade e a criticidade”.
     Os alunos produzem textos em diferentes gêneros, sendo algumas das ações do projeto a publicação de um livro, a produção de um curta metragem e o desejo da exibição de uma peça no espaço cultural em João Pessoa aos alunos da rede estadual de ensino. “O projeto me ensinou como devo olhar cada coisa, tanto filmes, como textos e o cotidiano” afirmou a alunas da 1ª Séria B, Ana Carla.

     Na última quinta (11) os alunos acompanhados pela professora Jeanne estiveram concedendo entrevista a imprensa local sobre as ações desenvolvidas em 2015, bem como convidando a comunidade a participar do Sarau da escola, coordenado pela professora Renata Santos. 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Aluno do Lordão representa a Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude


O aluno Genilson Bento, 3ª Série do ensino médio regular da Escola Estadual Professor Lordão, representará a Paraíba na categoria 3.000 m juvenil de atletismo nos Jogos Escolares da Juventude que acontecem na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina.
Genilson Bento é irmão de Adriano, o bode, bicampeão paraibano e fazem parte da equipe de atletismo Corredores do Futuro. Genilson representou a escola nas etapas regional e estadual dos Jogos Escolares da Paraíba, obtendo assim o índice necessário para a competição nacional.
Na etapa regional, realizada na cidade de Cuité o jovem atleta conseguiu a primeira colocação e se classificou para a etapa estadual que aconteceu em João Pessoa. Com o tempo de 9 min e 51 segundo consegui o ouro e a oportunidade de participar dos Jogos Escolares da Juventude.
Genilson embarca com a delegação paraibana do aeroporto Castro Pinto em João Pessoa com destino a Santa Catarina onde terá a oportunidade de se destacar no cenário nacional.
A Escola Estadual Professor Lordão parabeniza os professores Josimário Silva e Carlos Eduardo pelas orientações e a equipe Corredores do Futuro pela preparação do atleta ao tempo que deseja toda a concentração necessária para que o aluno/atleta possa repetir seu desempenho e lutar por uma medalha para a Paraíba. Sucesso. 

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Votos de aplausos ao jovem escritor Ítalo Oliveira

        
 A Escola Estadual Professor Lordão tem a honra em parabenizar o jovem escritor Ítalo Oliveira, aluno da 3ª série ProEMI, pelo lançamento de seu primeiro livro: Quando a neve cai, volume I da série O chamado do Dragão, publicado pela editora Multifoco.

         Ítalo Oliveira é filho Joseilton Azevedo (Itinho) e Elaine Oliveira e diz que o prazer pela leitura teve início em casa, incentivado por seus pais que compravam muitos livros. " Eu sempre amei ler, minha mãe sempre lia os contos de fadas e meu pai comprava gibis" diz Ítalo. Além dos livros, quando criança, procurava transcrever os desenhos e séries que assistia e levava para os professores que o incentivava a continuar durante eventos com Sarau, no qual podia expor suas crônicas, contos, poesias etc.
         Além da literatura infantil e juvenil, Ítalo passou a ler a literatura clássica brasileira e buscava reescrever o final de algumas obras. Com o tempo criou seu blog e passou a ter contato com vários escritores brasileiros, com os quais passou a receber incentivo e trocar experiências.
Ítalo começou a escrever sem pretensões de publicar, mas quando percebeu já estava no oitavo capítulo e viu que tinha condições de compartilhar com outras pessoas. 
         Quando a neve cai "apresenta uma série de seres fantásticos e inéditos que habitam um cenário mágico" diz o autor ao citar o apoio que teve de seus colegas de escola, a exemplo de Lorença e Danilo que sugeriram a temática da capa e atuavam como beta do livro. Atualmente seus betas são escritores profissionais a exemplo de Camila Pelegrini que por acaso fez o prefácio de seu livro.
         Ítalo destaca o papel desempenhado pelas escolas em seu percurso, quando seus professores incentivam os alunos a despertar o prazer pela leitura através de seminários, leitura de obras clássicas, concursos de poesias, saraus, etc. "Minhas professoras foram fundamentais para que eu iniciasse a escrever e amasse ainda mais a leitura" disse. 
       
  Considerando o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, o aluno disse que este ano leu mais obras que o ano anterior e conseguiu fazer a prova do Enem sem se cansar, pois a leitura fluía com facilidade. Na redação não teve dificuldades e se mostra confiante para escolher o curso de letras ou direito, mas que continuará escrevendo ao ponto de já está com o segundo livro: Onde os corvos dormem pronto para ser lançado em 2016, ano que projeta escrever cerca de oito títulos. 
Conheça melhor o autor através de seu blog: Milk Shake De Livros, Aqui.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Aluna do Lordão é medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia


A estudante da 2ª série do ProEMI da Escola Estadual Professor Lordão, Jordânia Rosely, foi agraciada com a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA. A olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira. 
A aluna faz parte do projeto de astronomia: Lordão além da terra, orientado pelo professor de física Inajar Nascimento. As aulas acontecem às sextas feiras e tem como objetivo estimular os alunos a desenvolver os conhecimentos da física através da iniciação à astronomia. Além de Jordânia, 34 alunos receberam certificados e menção honrosa pelo desempenho na olimpíada. 
Jordânia já coleciona medalhas e homenagens pela participação em outras olimpíadas, a exemplo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP e a Olimpíada Campinense de Matemática – OCM. Outra ação que vem contribuindo para o sucesso da jovem estudante é o projeto Matemática Olímpica, orientado pelo professor Evandro Macedo que desenvolve suas atividades durante todas as segundas.

Secretário de Educação durante aula
do Projeto de Astronomia. 
Jordânia ainda é secretária do Grêmio Estudantil Thiago Santo Silva e participa do Projeto Jovem Cidadão. Orientada pelo professor Robson Rubenilson, foi uma das finalistas do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, através da seleção de seu projeto de lei que defende a obrigação da implantação de uma sistema de captação de águas nos projetos arquitetônicos dos programas de habitação popular. Ainda defendeu seu projeto na Feira de Ciências do Lordão, apresentou sua proposta no I encontro de escolas ProEMI da 4ª Gerência de educação e foi a aluna exemplar 2014 com o melhor desempenho da escola.  Atualmente faz parte da UFCG através um programa de iniciação a pesquisa.


A Escola Estadual Professor Lordão vem a público parabenizar a aluna, a mãe e o pai pelo desempenho da filha, bem como reconhecer a integral participação dos mesmos na educação da filha, participando ativamente de todas as reuniões e ações da escola. Parabéns! 



segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Aluna da rede estadual é premiada na Olimpíada de Inovação da Paraíba


Josseane Lima, aluna da 2ª série do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor Lordão localizada na cidade de Picuí teve seu experimento selecionado em 2º lugar na I Olimpíada de Inovação da Paraíba. O evento foi promovido pela UFCG e aconteceu durante a 13ª Feira de Tecnologia de Campina Grande - Fetech.
A olimpíada tinha como objetivo fomentar ideias inovadoras para a solução de problemas do cotidiano. Foram inscritos 158 projetos, entre alunos de graduação, mestrado, doutorado e pesquisadores independentes, sendo que a proposta de Josseane foi selecionada em 2º lugar, após defesa que aconteceu no auditório da central de aulas da UEPB. Sua solução tem como objetivo evitar a morte de crianças por asfixia no interior dos automóveis quando do esquecimento dos pais. 
Josseane foi a única aluna da rede pública estadual premiada, sendo muito elogiada pela coragem  ousadia de defender um projeto de ensino médio com banca avaliadora de doutores. A professora Drª Rosilene Dias Montenegro, Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão da UFCG, parabenizou a aluno e afirmou: "que se tivesse oportunidade investia em sua ideia" disse à aluna. 
Aluna, Josseane Lima e seus professores orientadores Robson Rubenilson, Alex Gustavo e Carlos Junior receberam certificados e troféu que será enviado a escola. Josseane ainda será acompanhada pela incubadora de projetos e ideias do Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTecPB e poderá participar de visitas ao porto digital de Recife, formações e apresentações em parceria com o PaqTecPB e UFCG. 

Confira premiados, aqui


Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...