quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Alunos e professores da Escola Professor Lordão têm trabalhos apresentados em Congresso Internacional


       Entre os dias 29 e 31 de agosto os professores da Escola Estadual Professor Lordão estiveram participando do III Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica realizado na cidade João Pessoa. Durante o evento os mestres estiveram apresentando artigos sobre trabalhos desenvolvidos pelos alunos e orientados durante as aulas. 
       O professor Robson Rubenilson defendeu o artigo: "Vestígio de uma cultura ameríndia no seridó paraibano" no qual apresentou os resultado das pesquisas realizadas pelas alunas do Projeto  Arqueologia, um passado ameado, no qual as alunas Jordânia 3ª B, Josseane 3ª, Daliane 2ª B e Rafaela 2ª C analisaram os vestígios rupestres e as possíveis ameaças presentes no sitio arqueológico Pedra D'água no município de Picuí. A pesquisa contou com a parceria da Associação Trilhas na Caatinga foi premiado na Feira de Ciências do Lordão 2016. 
       As professoras Renata Santos e Rafaela silva apresentaram o artigo: "O fazer poético na escola em defesa do direito animal" que teve a contribuição dos alunos Josiane, Pedro e Camélia da 1ª série e António Isaias da Educação de Jovens e Adultos. 
       O trabalho se fez através de uma prática interdisciplinar, no qual as professoras buscaram trabalhar os conceitos da biologia, ética e literaturara através da construção de poemas alertando sobre os risco a que os animais da caatinga estão sujeitos. Durante a exposição as professoras foram convidadas a apresentar no Peru.  
       Outra proposta apresentada durante o III Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica foi resultado de uma parceria entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Severino Ramos e a Escola Estadual Professor Lordão. Durante a pesquisa a professora Renata desenvolveu oficinas com os alunos e professores das escolas envolvidas abordando as mudanças na paisagem e os impactos ambientais em Picuí. 
       Os eventos proporcionam um ambiente contínuo de formação para os professores e espaço de divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em suas escolas. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Lordão inscreve para o cursinho intensivo para o Enem.


          A Escola Estadual Professor Lordão através da Secretária de Estado da Educação torna público  as inscrições para o cursinho intensivo de revisão dos conteúdos para o Enem. As aulas acontecerão a partir de setembro com turmas durante os turnos da manhã, tarde e noite.
         As aulas de revisão serão ministradas pelos professores da Escola Professor Lordão e a equipe do Cursinho Pbvest. O material didático será disponibilizado pela Secretaria de Educação, bem como a realização de simulados, bizuradas, orientação vocacional e apoio psicológico em parceria com a escola. 
         As vagas são destinadas aos alunos da 3ª série do ensino médio e demais alunos egressos interessados em participar da revisão de reta final para o Enem. Os interessados poderão fazer sua inscrição através deste link, aqui

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Gustavo será o sexto aluno do Lordão a representar a Paraíba no Congresso Nacional


Governador concede homenagem ao jovem deputado

A Câmara dos Deputados divulgou na última sexta-feira (19) o resultado da seleção para o Parlamento Jovem Brasileiro, edição 2016. Novamente um dos alunos da Escola Estadual Professor Lordão foi aprovado para representar a Paraíba em Brasília. Desta vez quem terá oportunidade será o Luis Gustavo que cursa a 3ª série na Escola Cidadã Integrada Professor Lordão em Picuí.

Luis Gustavo é o sexto aluno e passa a compor do rol de Jovens Deputados Federais que saíram da Escola Professor Lordão para representar o Estado no Congresso Nacional. Entre cinco os jovens parlamentares que já participaram do programa, quatro cursam Direito, uma Matemática e agora Luis Gustavo pretende cursar Farmácia. 

Secretário Aléssio e equipe do JPB/Lordão.

Gustavo é filho de Josivaldo Silva e Vanilda Gomes em quem se inspirou para apresentar o projeto de lei, visto que sua mãe trabalha em uma farmácia e convive com a dificuldade dos clientes destacarem corretamente os medicamentos vencidos. Entre suas conquistas se destaca como aluno exemplar por sete bimestres consecutivos, 2º lugar na feira de Ciências 2015, 1º lugar em relevância social na feira de ciências 2016 e classificado para 2ª fase da OBMEP 2016. 

Em setembro o jovem parlamentar seguirá para Brasília acompanhado pelo coordenador do PJB/PB Ewerton Alexander para fazer sua defesa. Seu projeto defende a instalação de coletores em farmácias, UPA, Hospitais, clinicas para o descarte adequado de medicamentos vencidos e outros.

Confira os jovens deputados da Escola Professor Lordão:

Izabel Rodrigues - Jovem Parlamentar ( graduanda em direito)

Daniel Nunes - Jovem Parlamentar - (graduando em direito)

                                                    Nathália Leite - Jovem Parlamentar (graduanda em matemática)

                                                         José Djalisson - Jovem parlamentar (graduando em direito)

Cinthya Pamela - Jovem Parlamentar (graduanda em direito)


Luis Gustavo - Jovem Parlamentar 2016





sábado, 20 de agosto de 2016

Feira de Ciências do Lordão discute tecnologia, cultura e turismo com alternativa de convivência com o semiárido.

 

A Feira de Ciências, Cultura e Linguagens da Escola Estadual Professor Lordão teve início na terça-feira (16) com a abertura no Centro de Convivência Pedro Tomás Dantas. Na oportunidade foram apresentados os projetos de lei dos alunos selecionado da etapa estadual do Programa Parlamento Jovem Brasileiro e a realização do Festival de Ginástica coordenado pelo professor Josemário Silva.
O evento teve continuidade com as amostras de projetos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nesta última quarta-feira (17), quinta-feira (18) os projetos das áreas de Linguagens e Ciências Humanas e o encerramento aconteceu na sexta-feira (19) com a premiação dos projetos melhor avaliados.
            A professora Rafaela Bezerra da Silva, coordenadora geral da feira, explicou que o tema “Conviver no semiárido” - Diversidade e tecnologias, teve como intuito valorizar a cultura local e buscar alternativas para conviver com a crise hídrica que a região tem vivenciando. O tema faz calendário de planejamento da escola definido no início do ano letivo, oportunizando aos professores e alunos desenvolverem seus trabalhos ao longo do ano de acordo com o tema.
            O avaliador Jackson Santos que cursa biologia na UFCG- campus Cuité, destacou o projeto “Aquaponia na escola” por considera-lo uma inovação de sustentabilidade para a escola e a comunidade. Já o professor de Educação Física Carlos Eduardo o projeto “Dessalinizador Solar” por ser de baixo custo e viável para a comunidade. Os dois projetos foram orientados pelo agroecólogo e vice diretor da Escola Professor Lordão , Thiago Anderson.
            A aluna Jeniffer Nicole (1°C) participante do projeto "Dessalinizador Solar" explicou o objetivo  do trabalho realizado por ela e seus colegas. O equipamento produzido tinha  intuito de transformar a água salgada em potável, com baixo custo e com meios químicos e físicos. 
Durante visita aos estandes a diretora da 4° Regional, Maria das Graças Medeiros Almeida, elogiou o desempenho dos alunos durante a feira, parabenizou os professores e comentou que era um momento de grande interação com a comunidade.
Os alunos do curso regular e da Educação de Jovens e Adultos desenvolveram vários projetos dentro da temática com destaque para o projeto sobre a inclusão de alunos surdos nas escolas de Picuí que foi defendido pela aluna Nathália da 3ª série C com a participação do aluno Eusébio Liberato (Ciclo V) e sua interprete em Libras. Eusébio iniciou a apresentação em Libras, causando um impacto no público que sentiu a dificuldade que o surdo tem em seu cotidiano.

Na área de Ciências Humanas se destacou os projetos de arqueologia com a temática de preservação ambiental e arqueológica e o turismo no município de Picuí. Ainda apresentaram o processo de desenvolvimento da história do município através de várias exposições em parceria com a Associação Trilhas na Caatinga.
Durante a cerimonia de premiação os alunos receberam a visita do Coordenador do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, Ewerton Alexander, que veio parabenizar a escola e particularmente o aluno Luis Gustavo pela seleção como Jovem Deputado e a representação no Congresso Nacional.

A Escola Estadual professor Lordão parabeniza toda a equipe da Imprensa Lordão, coordenada pela professora Edijoelma e os demais professores, funcionários, alunos, pais, parceiros e a comunidade de Picuí pelo sucesso da Feira. 

Fonte: Imprensa Lordão.

Equipe Imprensa Lordão.



















terça-feira, 16 de agosto de 2016

Lordão convida comunidade para prestigiar Feira de Ciências, Cultura e Linguagens



A Escola Estadual Professor Lordão convida a comunidade para prestigiar a Feira de Ciências, Cultura e Linguagens, Edição 2016. A feira acontece entre os dias 16 e 18 de agosto.
Os alunos apresentarão seus projetos tendo como tema a convivência com o semiárido. São trabalhos de todas as áreas do conhecimento que foram orientados pelos professores durante o ano.
Confirma a programação:

16/08 
19h - Abertura com o Festival de Ginástica do Lordão
Local: Centro De Convivência Pedro Tomaz Dantas;

17/08
A partir das 07h: Exposição de projetos de Ciências da Natureza e Exatas, e apresentações culturais.
 Local: Escola Prof. Lordão;

18/08
A partir das 07h: Exposição de projetos de Ciências Humanas e Linguagens, e apresentações culturais.
 Local: Escola Prof. Lordão

19/08
A partir das 07h: Encerramento com apresentações culturais e entrega da premiação  
Local Escola Prof. Lordão

Confira todos os detalhes no site oficial do evento:
http://fcplordao.wixsite.com/feira-lordao 

sábado, 13 de agosto de 2016

Arquitetos da Suplan preparam projeto de reforma da Escola Professor Lordão

Grêmio Estudantil acompanha trabalho dos arquitetos da Suplan

       No último dia 09 de agosto os arquitetos Eurípedes Oliveira e Poliane Menezes estiveram na Escola Estadual Professor Lordão realizando novo levantamento para o projeto de reforma e ampliação aprovado pelo governo do Estado.
Reunião com a Suplan
       A visita foi um encaminhamento da Superintendente de Obras de Planejamento do Estado da Paraíba – Suplan após reunião agendada pelo deputado Buba Germano no último dia 02 de agosto a pedido da gestão da escolar. Durante análise do projeto atual foi percebido que devido a estrutura, a escola não teria muitas opções de ampliação. Na ocasião, o professor Robson Rubenilson apresentou um croqui e sugeriu uma ampliação considerando a parte central da escola.
     Considerando a proposta apresentada, a Superintendente da Suplan, a engenheira Simone Guimarães se comprometeu em enviar uma nova equipe para avaliar pessoalmente a proposta apresentada, bem como ver as reais condições da escola. Cumprindo seu compromisso, os arquitetos Eurípedes e Poliane estiveram na escola para realizar seu trabalho.
     
Visita Secretário da Educação
 Ainda no dia 06 de agosto o secretário de Educação Aléssio Trindade esteve visitando a escola e alertou para que estivesse pronta para ofertar as matriculas como escola cidadã integral com melhores condições de trabalho e aprendizado.
      Durante a visita, acompanhada pelos alunos do Grêmio Escolar,  os arquitetos confirmaram as condições para uma ampliação a partir da demolição da área central, preservando a arquitetura histórica, mas construindo um reservatório para captação de águas fluviais, construção de uma nova cozinha, refeitório, bateria de banheiros, laboratório, biblioteca e área coberta que poderá ser utilizado para reuniões.

       A ampliação da Escola Professor Lordão é um pleito defendido pela comunidade picuiense desde o Orçamento Democrático Estadual, quando na oportunidade foi realizado no município e mobilizou alunos, professores e a comunidade em geral. 

Veja um pouco do trabalho da equipe: 






quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Grêmio assume gestão e promove semana do estudante no Lordão




O Grêmio Estudantil Thiago Santos Silva assumiu a gestão escolar por ocasião da II semana do estudante da Escola Estadual Professor Lordão. A semana promovida pelos alunos contou com o apoio dos professores e fez parte do calendário de atividades da escola com o objetivo de fortalecer a identidade e protagonismo estudantil.
Durante a semana foram realizadas palestras abordando temas relacionados a democracia e o universo jovem, e a exemplo dos direitos humanos e o papel da democracia na escola. 
No dia 11/08 quando se comemora o dia dos estudantes o Grêmio preparou uma acolhida especial aos alunos como grupo Ressurgidos em Cristo, café da manhã, oficinas temáticas, jogos, debates, torta na cara, musica e uma gincana cultural tendo a democracia com tema central. 
Os estuantes da Educação de Jovens e Adultos e Ensino Regular participaram das atividades durante o período da noite com uma programação especial com oficinas sobre Atendimento Pré Hospitalar ministrada pelo aluno Antonio Isaías, Olimpíada e democracia na Grécia e Brasil com o professor Carlos Eduardo e Jogos matemáticos com os alunos do professor Evandro Macedo.
As atividade permitiram que os alunos assumissem a direção da Escola Estadual Professor Lordão, através do grêmio estudantil,  tendo os professores e funcionários como apoio no fortalecimento da gestão escolar. " mesmo com muito trabalho, hoje percebi o quanto o grêmio é importante para mim" destacou o presidente da representação dos alunos, o jovem Hariffe Ferreira.
Aqui a Escola Estadual professor Lordão vem parabenizar todos os alunos que vem de forma brilhante elevando o nome da cidade de Picuí com uma teeja rra referência em educação pública. Parabéns estudantes, parabéns Grêmio Thiago Santos Silva.






Alunos e professora da ECI Professor Lordão foram novamente selecionados para participar da 24ª Feira Internacional Ciência Jovem na cidade de Recife-PE

Os alunos Alisson Santos e Artur Cândido, ambos da 2ª série do Ensino Médio, juntos com a professora de robótica e Física Érika Suely...